quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Anti-Cristo (2009)




Anti-cristo
é um filme de Lars Von Trier (para quem não conhece, ele foi o diretor de Dogville, com Nicole Kidman), diretor que adora inovar em seus filmes, como em Dogville (no qual os cenários não passavam de linhas no chão delineando casas da pequena cidade), nesse novo trabalho Von Trier decide chocar o público, e quando digo decide, ele realamente ira te chocar, desde sua, incrivelmente bela, trágica e quase pornográfica cena de abertura (filmada totalmente em câmera lenta e preto-e-branco) até as cenas de "tortura" e sexo, que ocorrem ao decorrer do filme.
Quando eu menciono "tortura" é preciso dizer que esse é o 1o filme de "terror" na carreira do diretor e conta a história de um casal que perde o seu filho bebê em um acidente e depois disso entram num processo de luto. Enquanto a mulher sofre absurdamente, o marido, psicólogo, é mais racional e tenta ajudar a esposa a superar essa depressão levando-a para a cabana que eles possuem nas montanhas.

Von Trier sempre busca contar as suas histórias de modos inventivos, nesse filme ele divide a história em 4 capítulos: "Luto", "Dor (Caos Reina)", "Desespero (Ginocídio)" e "Os três mendigos" além de um Prólogo e um Epílogo. Outra coisa que chama a atenção é existem apenas 2 atores na grande maioria do filme, o homem (Willem Dafoe, de Homem Aranha) e a mulher (Charlotte Gainsbourg, de 21 Gramas).
Tendo uma duração de quase 2 horas o filme pode parecer cansativo em partes, mas acredito que isso é intencional. Acredito que isso é feito para fazer parte da experiência de sentir-se acabado que o diretor tenta passar ao público atravéz do sofrimento dos personagens.

O filme pode ser descrito como uma viagem bizarra pela cabeça de um dos melhores cineastas de hoje em dia. Porém essa é uma viagem que tem que ser feita com conciência, como ja disse, esse é um filme muito pesado e tenso, então é preciso ir ao cinema com a intenção de assistir um filme artístico.
É incrível a ousadia do diretor de fazer um filme extremamente diferente dos padrões hollywoodianos, com todas as "fórmulas do sucesso" hoje em dia, é díficil ver um filme tão vanguardista e sem pudor desse jeito.

Na minha opinião esse filme é uma experiência que tem que ser aproveitada antes de tentar entende-la.
Um filme chocante que lembrarei para o resto da minha vida.

8,5/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário